Agência Panafricana de Notícias

PAM adverte da deterioriação da situação humanitária na RDC

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Programa Alimentar Mundial (PAM) advertiu sábado que a situação de segurança continua volátil no chamado "Triângulo da Morte", que cobre a área entre as cidades de Pweto, Mitwba e Manono, na província do Katanga, na República Democrática do Congo (RDC).

Numa declaração emitida pela sua porta-voz, Elisabeth Byrs, o PAM indica que a deterioração da situação humanitária e os ataques em curso dos combatentes Mai Mai forçaram mas de 200 mil pessoas a abandonar as suas casas desde abril último.

“Neste Triângulo, devido aos ataques de grupos armados, a população partiu em busca de refúgio nessas três cidades", afirmou Elisabeth Byrs.

Segundo ela, por causa dos ataques constantes, da pilhagem e das violações sexuais, a população viu-se forçada a refugiar-se inicialmente nas matas antes de se dirigir para as cidades onde o PAM a tem assistido com rações alimentares e ajuda humanitária".

Apesar da insegurança e das péssimas condições das estradas, explicou, o PAM fez chegar a sua assistência a cerca de 250 mil pessoas deslocadas do Triângulo com rações para um mês durante os últimos 12 meses.

-0- PANA AA/VAO/IZ 4maio2013