Agência Panafricana de Notícias

PAICV prepara escolha de candidato presidencial em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Os cerca de 100 membros do Conselho Nacional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) vão escolher, a 10 de março próximo, o candidato desta maior força política do arquipélago às eleições presidenciais do segundo semestre deste ano, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte partidária.

Os conselheiros do órgão máximo do PAICV entre dois congressos irão escolher entre Aristides Lima, atual presidente do Parlamento cessante; Manuel Inocêncio de Sousa, ministro de Estado e das Infraestruturas; e David Hopffer Almada, jurista e deputado na anterior legislatura.

A atual ministra da Reforma do Estado e Defesa Nacional, Cristina Fontes Lima, já garantiu que não será candidata, contrariando informações veiculadas recentemente pela imprensa cabo-verdiana.

O Conselho Nacional do PAICV é composto por 50 membros eleitos no Congresso, pelos primeiros secretários de concelho, pelos presidentes das comissões políticas regionais, por cinco elementos da juventude do PAICV e cinco da federação das mulheres do partido.

Numa reunião realizada no final da tarde de sexta-feira, a Comissão Política do partido que, a 6 de fevereiro corrente, venceu as eleições legislativas em Cabo Verde, pela terceira vez consecutiva, aprovou as normas para a escolha da personalidade que será o seu candidato oficial na corrida para a sucessão de Pedro Pires na chefia do Estado cabo-verdiano.

À saída dessa reunião, o presidente do PAICV e primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, anunciou que os conselheiros do partido têm liberdade de voto para escolher, a 10 de Março, o candidato oficial a apoiar nas presidenciais deste ano.

Nessa reunião, os três candidatos apresentarão as razões das respetivas candidaturas, podendo também na altura serem confrontados com eventuais pedidos de esclarecimento, antes de se submeterem à votação dos conselheiros.

O candidato que vier a ser escolhido pelo Conselho Nacional terá pela frente, na corrida para a sucessão de Pedro Pires, um dos dois candidatos que se perfilam na área do Movimento para a Democracia (MpD, maior partido da oposição).

Trata-se do jurisconsulto e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Jorge Carlos Fonseca e do antigo presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Amílcar Spencer Lopes.

O MpD, liderado pelo ex-primeiro-ministro Carlos Veiga (1991-2000) e que acaba de sofrer a terceira derrota consecutiva nas legislativas, deverá também pronunciar-se nos próximos dias sobre qual desses dois anunciados candidatos a apoiar no próximo escrutínio presidencial.

-0- PANA CS/IZ 19fev2011