Ouhoumoudou Mahamadou nomeado primeiro-ministro do Níger
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente da República do Níger, Mohamed Bazoum, nomeou, sábado à noite, por decreto, Ouhoumoudou Mahamadou, primeiro-ministro, anunciou a Presidência do Níger, num comunicado de imprensa.
Ouhoumoudou Mahamadou, de 66 anos de idade, foi, até à sua nomeação, chefe de Gabinete do Presidente (cessante), Issoufou Mahamadou, de 2015 a 2020, ministro das Finanças no primeiro Governo de Brigi Rafini, de 2011 a 2012.
Foi ministro das Minas, Energia, Indústria e Artesanato, de 1991 a 1993.
Ele é um funcionário administrativo com experiência em economia, gestão de negócios e contabilidade, disse a mesma fonte.
O novo primeiro-ministro ocupou cargos de gestão, nomeadamente como diretor geral da Empresa Nigerina do Carvão d'Anou Araran (SONICHAR) e do Gabinete dos Produtos Alimentares do Niger (OPVN), e diretor do Banco Internacional para a África (BIA) Níger).
A nível internacional, também ocupou cargos de altas funções sucessivamente na CEDEAO (comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) como secretário executivo adjunto responsável pela Administração e Finanças na Fundação para o Desenvolvimento Africano dos Estados Unidos, como representante residente do Níger, na Organização Não Governamental (ONG) International Lutheran World relief (LWR), como representante regional para a África Ocidental em Ouagadougou (Burkina Faso)
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 04abril2021