Agência Panafricana de Notícias

Ouattara prediz vitória dos "Houphouetistas" nas presidenciais ivoirienses

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O presidente da Coligação dos Republicanos (RDR) e candidato às eleições presidenciais deste mês, Alassane Dramane Ouattara, disse acreditar que o próximo Presidente da Côte d'Ivoire sairá da Coligação dos Houphouetistas para a Democracia e Paz (RHDP), com uma derrota do seu principal adversário, Laurent Gbagbo, na primeira volta.
Baseando-se nos resultados duma sondagem que o dão como favorito em detrimento de Laurent Gbagbo, Alassane Dramane Ouattara, que iniciou a sua campanha eleitoral sexta-feira em Abidjan, com uma conferência de imprensa, afirmou que a segunda volta oporá ele a Henri Konan Bédié.
Sobre estratégia dos Houphouetistas após a primeira volta, ele indicou que haverá uma concertação sobre a formação de um Governo de união mais amplo.
"Os arranjos políticos que foram decididos vão funcionar, pois somos homens de experiência e queremos livrar a Côte d'Ivoire desta crise", acrescentou o responsável ivoiriense, descrevendo o rosto da sociedade ivioriense como "cada vez mais estragado pela insalubridade, imoralidade, insegurança e pobreza" "Olhem para a nossa sociedade onde a cupidez e a corrida ao enriquecimento ilícito reinam em mestre, a tal ponto que alguns estão prontos para aceitar os resíduos tóxicos nefastos para a saúde das populações", sentenciou.
Face a todos estes flagelos, ele propõe a ruptura e a mudança para que a Côte d'Ivoire retome "a sua marcha para o progresso e a felicidade do povo ivoiriense".
A campanha eleitoral lançada oficialmente sexta-feira continua em todo o território nacional com 14 candidatos que competem arduamente para convencer os eleitores chamados a fazer a sua escolha, pelas urnas, a 31 de Outubro de 2010.
Os quatro principais partidos da oposição, designadamente o Partido Democrático da Côte d'Ivoire (PDC) de Henri Konan Bédié, a RDR de Alassane Ouattara, a União para a Democracia na Côte d'Ivoire (UDPCI) dirigida por Albert Mabri Tailleuse, e o Movimento das Forças do Futuro (MFA), de Innocent Kobenan Anaky, assinaram, a 18 de Maio de 2005, em Paris (França), uma "Plataforma para a Coligação dos Houphouetistas".
Esta iniciativa deu lugar ao nascimento da Coligação dos Houphouetistas para a Democracia e Paz (RHDP) para seguir os ideiais do ex-Presidente ivoiriense, Félix Houphouët-Boigny.