Agência Panafricana de Notícias

Oscar Pistorius passa primeira noite na prisão

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius, condenado terça-feira a cinco anos de prisão efetiva pela morte da sua namorada, Reeva Steenkamp, passou a sua primeira noite na cadeia de Kgosi Mampuru II em Pretória.

No entanto, segundo analistas, Pistorius sairá da cadeia e será colocado em residência vigiada dentro de um ano.

A Lei de Procedimento Penal sul-africana permite que uma pena de prisão seja transformada em residência vigiada depois de cumprir um sexto da pena, se esta não ultrapassar cinco anos.

Portanto, Pistoris poderia cumprir apenas uma pena de 10 meses de prisão.

O diretor nacional do Ministério Público, Mxolisi Nxasana, declarou à Comissão de Justiça do Parlamento que ele consultará o gabinete do procurador « e decidirá o procedimento a seguir”.

A Liga das Mulheres do Congresso Nacional Africano (ANC), por seu lado, declarou-se « entristecida » pelo veredito e pela pena.

« Nunca apreciámos a condenação por homicídio involuntário e não morte premeditada. Pedimos à Autoridade Nacional encarregue dos Processos Judiciais para interpor recurso contra esta pena », declarou a porta-voz da Liga do ANC, Jacqui Mofokeng.

No entanto, a família Steenkamp acolheu com satisfação o veredito. O pai de Reeva, Barry, disse estar feliz que este julgamento de sete meses tenha terminado.

Independentemente da pena que vai cumprir Pistorius, o Comité Internacional Paralímpico afirmou que ele proibirá o atleta amputado das duas pernas competir durante cinco anos e o Comité Olímpico deverá fazer o mesmo.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/FK/TON 22out2014