Agência Panafricana de Notícias

Orquestra senegalo-cabo-verdiana regressa após 24 anos de ausência

Dakar- Senegal (PANA) -- A orquestra senegalo-cabo-verdiana Tam-Tam 2000 efectua o seu regresso ao Senegal para dois espectáculos, a 11 e 12 de Abril, depois duma ausência de 24 anos, declararam quinta- feira em Dakar dois membros da formação, Edouard Moniz "Edu" e Manu Brito.
Edu disse que a orquestra criada em 1976 por músicos senegaleses de origem cabo-verdiana quer agradar os seus admiradores ao interpretar os títulos que propulsaram o grupo.
"Como todos os grandes grupos que marcaram uma geração, Tam-Tam 2000, diante da insistência do seu público, não conseguiu resistir e decidiu fazer o seu come back ", acrescentou.
Segundo o vocalista principal do grupo, Manu Brito, "Tam-tam 2000 permanece presente nas rádios e na televisão, através dos seus velhos sucessos".
A ausência do Tam-Tam 2000 explica-se pela cessação das actividades do grupo desde 1988 e pelo lançamento a solo de alguns membros.
"Mas as boas relações, entre os músicos, permaneceram intactas.
Os membros do grupo trabalham há quase dois anos para este regresso à cena", indicou Edu.
Disse que a escolha do Senegal para este espécie de renascimento é legítima porque ser o país onde ocorreu grande parte da notoriedade do grupo depois dos memoráveis concertos realizados em 1984 em Dakar.
A aventura de Tam-tam 2000 começou em 1970 em Mulhouse (França), onde cinco senegalo-cabo-verdianos se conheceram.
Em 1974, a banda aumentou com a chegada de outros concidadãos e os músicos decidiram formar um grupo que baptizam "Cabo Verde Islands Songs".
Dois anos depois, em 1976, devido à incompatibilide, segundo os músicos, alguns membros do grupo retiraram-se para criar o Tam-tam 2000.
O primeiro álbum da orquestra, intitulado "Tudo na Lei", foi produzido em 1981, seguido por "Chico Branco" (1983) e por "Symbiose" (1985).
Uma primeira ideia de regresso à cena tinha nascido com a produção do álbum "Sabe Cabo Verde" (1995).
Actualmente, um outro álbum intitulado "J'aimerai qu'on s'aime" está em gestação.