Agência Panafricana de Notícias

Organizações femininas condenam perdão de Presidente zambiano a violador de menor

Lusaka, Zâmbia (PANA) - Um grupo de organizações da sociedade civil da Zâmbia declarou sexta-feira estar dececionada com a decisão do Presidente zambiano, Edgar Lungu, de amnistiar um músico famoso que tinha sido condenado por violar uma menor.

Segundo o Conselho de Coordenação das Organizações não Governamentais Zambianas (NGOCC), o Presidente Lungu não dá um bom exemplo à nação, nomeadamente no que diz respeito à salvaguarda do bem-estar das raparigas neste país da África Austral.

O Presidente Lungu concedeu um perdão presidencial na quinta-feira a um famoso músico zambiano, Clifford Dimba, mais conhecido por "General Kanene", que estava a cumprir uma pena de 18 anos de prisão por violação duma menor de 16 anos de idade.

"De maneira clara, o Presidente Lungu não encoraja a nação pelo seu gesto, nomeadamente no que diz respeito à luta contra as agressões contra raparigas na Zâmbia. Estamos desapontados por esta decisão presidencial que enfraquece assim a luta contra a a violência baseada no género", declarou sexta-feira a secretária para administração do NGOCC, Patricia Mubanga.

Ela qualificou esta decisão presidencial de "chocante" tendo em conta o nível das estatísticas de violações diárias dos direitos das mulheres no país.

-0- PANA MM/AR/BAD/TBM/DIM/TON 18julho2015