Organização africana antidopagem reunida em Bamako
Bamako, Mali (PANA) - A 14ª Reunião do Conselho de Administração da Organização Regional Antidopagem de África (ORAD) Zonas II e III decorre desde segunda-feira, no Hotel Radisson Blu, em Bamako, presidida pelo ministro da Juventude e Desportos do Mali, Arouna Modibo Touré.
Presentes na sessão abertura estiveram representantes da Agência Mundial Antidopagem (AMA), Rodney Swigelaal e Sameh Elray, e o presidente das Zonas ORAD II e III África, Mohamed Diop.
Em função do programa da reunião, os participantes comunicarão aos Governos, aos Comités Olímpicos Nacionais, às organizações desportivas e aos meios de comunicação social da região a importância das iniciativas antidopagem, a fim de assegurar o apoio, a adesão e o respeito pela luta contra a dopagem.
Eles também trabalharão para educar, conscientizar e informar os Comités Olímpicos Nacionais, governos, organizações desportivas, atletas e seu pessoal de apoio sobre os perigos e as consequências da dopagem.
Esta 14ª reunião da ORAD, das Zonas II e III, tem por objetivo estabelecer programas eficazes de controlo da dopagem para a prevenção, dissuasão e deteção da dopagem no desporto.
Na abertura da reunião, o ministro da Juventude e Desportos do Mali afirmou que a dopagem no desporto é uma questão atual e uma grande preocupação.
"A proteção dos atletas contra este flagelo é simultaneamente um princípio olímpico e um dever das autoridades públicas", salientou Touré, ressaltando que, durante esta sessão, os participantes utilizarão "a plenitude das suas capacidades e competências para identificar desafios e fornecer soluções adequadas, a fim de fazer das zonas ORAD II e III África uma referência na luta contra a dopagem na cena africana e mundial".
Por seu lado, o presidente da ORAD Zonas II e III África, Mohamed Diop, recordou que, desde a sua criação, este organismo tem vindo a trabalhar com a AMA na criação de "programas antidopagem coerentes", nos países membros da organização.
A ORAD Zonas II e III foi criada, em 2006, com o objetivo de que os 10 países-membros reúnam os seus recursos (financeiros, materiais e humanos) através dos Governos e Comités Nacionais, para combater a dopagem no desporto em todas as suas formas.
Este realiza-se mediante a implementação de programas de educação, sensibilização e testes fora de competição com o apoio da WADA e em competição, em colaboração com associações desportivas internacionais, nacionais e outras.
A ORAD Zonas II e III inclui 10 países (Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Cote d’Ivoire, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Togo e Senegal).
-0- PANA GT/TBM/CJB/IZ 09out2019