Agência Panafricana de Notícias

Ordem dos Médicos decreta três dias de greve no centro-este da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O Conselho Provincial da Ordem dos Médicos de Kasaï-Oriental (centro-este da RD Congo) ordenou a suspensão do trabalho por três dias desde sexta-feira para protestar contra a morte, quarta-feira à noite, de Stany Mulangum, médico e diretor do Hospital Geral da localidade de Kalenda Bay Wayobu, soube-se de fontes oficais.

O governador da província de Kasaï-Oriental, Ngoyi Kasanji, realizou sábado uma reunião do Conselho Especial de Segurança sobre esta questão e no termo da qual importantes medidas foram tomadas para tranquilizar a população, nomeadamente a criação duma comissão de inquérito e o envio de forças de segurança para tentar encontrar os assassinos.

O médico foi morto por homens armados não identificados com o seu irmão mais novo e um vizinho que tentava ajudar-lhe quando ele ouviu disparos.

Os assassinos fugiram e os corpos das vítimas foram transportados para a morgue da localidade de Mbji-Mayi por religiosas da Congregação de Nossa Senhora das Graças.

Estas mortes acrescentam-se a vários outros casos de visitas domiciliares indesejadas que culminam em extorsões de dinheiro e de bens.

-0- PANA KON/IS/SOC/FK/TON 09nov2014