Agência Panafricana de Notícias

Ordem dos Médicos de Cabo Verde elege novo bastonário

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O oftalmologista Júlio Andrade foi eleito sábado bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde ao recolher 66 por cento dos votos expressos durante a Assembleia Geral da organização, soube a PANA na capital cabo-verdiana.
A lista A, liderada por Júlio Andrade, obteve 150 votos favoráveis, contra 75 conseguidos pela Lista B, encabeçada pela pediatra Conceição Carvalho.
Na votação, destinada a escolher o sucessor do anterior bastonário Luís Leite, que dirigiu a Ordem dos Médicos durante dois mandatos consecutivos, registaram-se ainda 6 votos brancos e 8 nulos.
Júlio Andrade estabelece como prioridade do seu mandado a formação médica especializada e a revisão da carreira.
O novo bastonário promete também dinamizar a Ordem dos Médicos, fazendo uso das novas tecnologias da informação e da comunicação.
Júlio Andrade considera que a vitória “confortável e expressiva” obtida pela sua lista demonstra que a classe médica cabo-verdiana quis unir à volta dos seus principais problemas.
A Assembleia Geral electiva da Ordem dos Médicos de Cabo Verde contou com a participação de 260 profissionais.
A anteceder ao acto electivo realizado na cidade da Praia, foi realizada a votação antecipada nas outras ilhas para os médicos que não tiveram a possibilidade de se deslocar à capital para participar na Assembleia Geral.