Agência Panafricana de Notícias

Orçamento da Força Europeia na RCA dotada de 25,9 milhões de euros

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Força Europeia para a Estabilização da República Centroafricana (EUFOR-RCA) é dotada de um orçamento de 25,9 milhões de euros para um mandato de seis meses, disse, quinta-feira, o comandante-chefe da operação, o general Philippe Pontiès.

A participação de países terceiros (não membros da UE) é uma decisão política que ainda não foi tomada nesta fase dos preparativos da operação, explicou o comandante da EUFOR-RCA, durante um briefing com a imprensa em Bruxelas.

"O efetivo de soldados ainda não está determinado, mas o objetivo é dispor de soldados suficientes para garantirem a segurança do aeroporto de Bangui bem como as zonas vizinhas.

Acrescentou que o objetivo é criar as condições de segurança suficientes que permitam aos Organizações Não Governamentais (ONG) oferecerem uma ajuda humanitária à população devendo, mais tarde, substituir a Missão Internacional de Apoio à República Centroafricana (MISCA) no termo de seis meses de mandato.

O general Pontiès que chega de uma viagem por Bangui não confirmou a existência de limpeza étnica, mas indicou que os bairros povoados maioritariamente por muçulmanos estão desertos, bem como os bairros onde coabitam muçulmanos e cristãos.

"Uma relativa acalmia reina em Bangui mas as atividades param a partir das 14 horas", indicou sem especificar a data do desdobramento efetivo das tropas da EUFOR-RCA, cujos preparativos estão em curso.

-0- PANA AK/TBM/CJB/DD 14fev2014