Agência Panafricana de Notícias

Opositores exigem libertação de deputado abolicionista

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Uma manifestação de opositores ocorreu segunda-feira à frente da Assembleia Nacional para exigir a libertação de Biram Dah Ould Abeid, líder da Iniciativa de Ressurgência do Movimento Abolicionista (IRA), constatou a PANA no local.

Deputados da oposição, acompanhados por responsaveis e militantes da IRA, organizaram esta manifestação num dia previsto pela Constituição para a abertura da primeira sessão ordinária da nova Assembleia Nacional, que acabou por não se realizar.

Numa declaração feita na ocasião, Mohamed Ould Maouloud, líder parlamentar e líder da União das Forças Progressivas (UFP), convidou juízes e autoridades a assumirem todas as suas responsabilidades, ao libertarem o líder antiesclavagista "coberto por sua imunidade parlamentar" para se conformarem com as disposições da Constituição.

O líder da IRA, também uma Organização Não Governamentais (ONG) antiesclavagista, foi eleito deputado no termo das eleições legislativas de setembro de 2018.

Biram Dah Ould Abeid está a ser perseguido por "incitação ao ódio racial e à violência", estando presentemente detido provisoriamente desde 13 de agosto último.

-0- PANA SAS/IS/DIM/DD 02out2018