Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Pesos pesados da oposição burkinabe assinaram terça-feira um acordo político, para enfrentar o Presidente cessante, Roch Marc Christian Kaboré nas eleições presidenciais de 22 de novembro próximo.
De acordo com os termos do acordo, as partes signatárias "comprometem-se a apoiar a parte que chegar à segunda volta e a fazer uma declaração pública de apoio a essa parte no prazo de 24 horas após o anúncio final dos resultados. No caso de dois partidos políticos deste acordo irem para a segunda volta, cada partido signatário é livre de apoiar o partido da sua escolha".
Os signatários são declarados candidatos presidenciais. São, entre outros, Zéphirin Diabré, o líder da oposição; Eddie Komboïgo, do Congresso para a Democracia e Progresso (CDP, partido de Blaise Compoaré); Tahirou Barry, antigo ministro; Gilbert Noël Ouedraogo, e várias outras figuras políticas.
A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) fixou o período de 28 de setembro a 3 de outubro para a receção das candidaturas às eleições presidenciais a realizar-se a 22 de novembro próximo, no Burkina Faso.
Estas eleições ocorrerão num contexto de insegurança no país, uma vez que várias províncias são flageladas por ataques terroristas.
-0- PANA TNDD/IS/DIM/IZ 18agosto 2020