Agência Panafricana de Notícias

Opositora etíope liberta após cumprir dois anos de prisão

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Uma opositora etíope, Birtukan Mideksa, foi liberta quarta-feira após ter passado quase dois anos em prisão por delitos ligados às violências pós- eleitorais de 2005, confirmaram membros do seu partido.
"Ela está livre e estamos felizes.
É um grande evento político para nós", indicou o ex-Presidente etíope, Gidada Negasso, durante uma entrevista telefónica à PANA.
A líder da Unidade para a Democracia e Justiça (IDJ, sigla em inglês) tinha sido capturada, pela segunda vez, em Dezembro de 2008 por ter infringido regras relativas à sua soltura, após ter afirmado, durante uma conferência de imprensa na Europa, que a sua libertação tinha sido fruto de um acordo político negociado.
O Governo pedira-lhe várias vezes para retirar as suas declarações e pedir desculpas mas ela não obedecera a este pedido, o que levou à sua captura e ao seu aprisionamento.
Mas, segundo analistas políticas, a detenção de Birtukan Mideksa visou afastá-la da cena política até ao fim das eleições legislativas de 23 de Maio, ganhas com a maioria esmagadora pela Frente Revolucionária do Povo Etíope (EPRDF, no poder).