Opositor tchadiano Yaya Dillo morto em eventos de N´Djamena
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Yaya Dillo, figura da oposição tchadiana, foi morto ontem, quarta-feira, durante trocas de tiros em N'Djamena, capital do Chade.
O presidente do Partido Socialista Sem Fronteiras (PSF), Yaya Dillo Betchi, foi morto durante uma troca de tiros com as forças de segurança, anunciou o procurador, Oumar Mahamat Kedelaye, citado pela imprensa chadiana.
Para Abderaman Koulamallah, porta-voz do Governo e ministro das Comunicações, o Dillo morreu “onde se refugiou, na sede do seu partido.
O Governo do Tchade indicou na quarta-feira que o opositor lançou resistência, em particular um ataque contra as instalações dos serviços de inteligência após a detenção de um dos seus activistas por “tentativa de assassinato contra o Presidente do Supremo Tribunal”.
“Minhas condolências à família biológica e política de Yaya Dillo, de quem acabamos de receber a confirmação de sua morte entre as vítimas dos infelizes acontecimentos dos últimos dois dias”, declarou quinta-feira o primeiro-ministro do Chade, Succès Masra, na sua página no Facebook.
Yaya Dillo Betchi, também primo do atual Presidente da Transição, Mahamat Deby, foi um feroz oponente deste último.
Esta situação surge na terça-feira, a Agência Nacional de Gestão Eleitoral (ANGE) informou que a votação da primeira volta das eleições presidenciais no Chade está marcada para 6 de maio.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR 01 Março2024