Agência Panafricana de Notícias

Opositor nomeia primeiro-ministro no Togo

Lomé- Togo (PANA) -- A Frente Republicana para a Alternância e Mudança (FRAC), que agrupa cinco partidos da oposição que apoiaram o candidato Jean-Pierre Fabre nas eleições presidenciais de 4 de Março, anunciaram num comunicado que este último vai nomear um primeiro-ministro "no devido momento".
Este primeiro-ministro será encarregue de empreender negociações e consultas, indica o comunicado, que insta o povo a "permanecer vigilante e mobilizado para defender a sua escolha".
A FRAC rejeita os resultados das eleições presidenciais de quinta-feira passada no Togo, que dão o Presidente cessante, Faure Gnassingbé, como vencedor.
"A luta para a tomada do poder será diária", promete a FRAC que denuncia "o golpe de força eleitoral operado pela Coligação do Povo Togolês (RPT, no poder) e o seu candidato Faure Gnassingbé".
Os resultados do escrutínio, que decorreu com calma, não foram aceites por todos os candidatos.
Candidato da União das Forças da Mudança (UFC), Jean-Pierre Fabre proclamou-se vencedor do escrutínio, enquanto a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) deu vitória a Faure Gnassingbé com mais de 61 por cento dos sufrágios.
A proclamação dos resultados provisórios provocou confrontos entre militantes da UFC e as forças de segurança na sede do principal partido da oposição sábado e domingo.