Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Kane Hamidou Baba, líder da Coaligação Viver Juntos (CVE), candidato derrotado nas eleições presidenciais da Mauritânia, de 22 de junho de 2019, lançou um apelo de socorro aos líderes da África Ocidental, do Magrebe e da Europa, para unir esforços e pôr fim à tragédia da emigração ilegal.
O fenómeno da emigração clandestina, que está recrudescimento, atraindo jovens nacionais da África Ocidental, em particular senegaleses, que tentam chegar ao arquipélago espanhol das Canárias por meio de barcos artesanais, fez centenas de vítimas nas últimas semanas.
Falando terça-feira em conferência de imprensa, o dirigente da CVE considera “que um só Estado não pode enfrentar e resolver sozinho esta questão, que tem uma dimensão sub-regional, regional e internacional".
"Todos os países da região e parceiros devem atuar em conjunto para acabar com as imagens insuportáveis dos jovens engolidos pelos oceanos”, disse.
Sobre a origem do mal, Kane denuncia "um fracasso recorrente" das políticas de emprego, há várias décadas, portanto da responsabilidade dos Governos, mas também das famílias e da sociedade, apelando para mais sanções penais severas contra passadores.
Kane Hamidou Baba é um ex-deputado e ex-vice-presidente da Assembleia Nacional.
-0- PANA SAS/IS/MAR/IZ 10nov2020