Agência Panafricana de Notícias

Opositor congolês condena ataques de 30 de dezembro na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O secretário-geral da Convergência Cristã, um partido da oposição, Martin Mukonkole, condenou esta quinta-feira os ataques perpetrados a 30 de dezembro último contra várias zonas estratégicas de três províncias congolesas.

« Qualquer ataque contra a soberania do Estado ou qualquer ataque visando provocar a insegurança da nação congolesa ou da população congolesa é condenável », declarou Mukonkole à imprensa.

Membro da Coligação para um Verdadeiro Diálogo (CVD) na República Democrática do Congo (RDC), Mukonkole emitiu o desejo de ver a Justiça congolesa esclarecer esta situação a fim de que os culpados sejam conhecidos e punidos em conformidade com a lei.

A 30 de dezembro último, ataques simultâneos foram perpetrados em Kinshasa, a capital, em Lubumbashi e em Kolwezi, no extremo sudeste da RDC, bem como em Kindu, no leste do país.

Os confrontos fizeram 103 mortos, dos quais 95 assaltantes e oito elementos das Forças Armadas da RDC (FARDC), bem como 12 feridos, dos quais dois assaltantes e 10 civis.

-0- PANA KON/AAS/FK/DD 02jan2014