Agência Panafricana de Notícias

Opositor autoproclamado Presidente do Gabão apela para mobilização popular

Libreville, Gabão (PANA) – Um opositor gabonês, André Mba Obame, recentemente autoproclamado Presidente da República, pediu este domingo à população gabonesa para se mobilizar segunda-feira, como no Cairo (Egipto), para expulsar o atual Presidente Ali Bongo Ondimba do poder.

"Hoje, o tempo de recusar chegou. A 21 de fevereiro, devemos recusar o medo e a resignação, a miséria e a ditadura"», escreve o líder da União Nacional em panfletos e que adota para esta manifestação o lema "O Tempo Chegou: Ali Ben Retira-te".

Ex-ministro do Interior e produto do Partido Democrático Gabonês (PDG) , no poder desde há cerca de 40 anos, André Mba Obame contesta a eleição de Ali Bongo Ondimba no termo das eleições presidenciais de 30 de Outubro de 2009, em que ele próprio participou, na qualidade de candidato independente.

Obame concorreu para este escrutinio contra o agrado do PDG que tinha escolhido como candidato oficial Ali Bongo Ondimba, filho do finado Presidente Ali Bongo Ondimba, falecido a 8 de junho de 2009 em Barcelona (Espanha) vítima de doença., após 42 anos de reinado.

-0- PANA LAW/SSB/FK/DD 20fev2011