Agência Panafricana de Notícias

Opositor ameaça boicotar presidenciais nos Camarões

Yaoundé- Camarões (PANA) -- O presidente do partido camaronês da Frente Democrática Social (SDF, oposição), Ni John Fru Ndi, ameaçou boicotar as eleições presidenciais de 2011 nos Camarões se o poder não aceitar reorganizar a Election of Cameroon (ELECAM), órgão encarregue da organização deste acto eleitoral.
Fru Ndi, que falava quinta-feira numa conferência de imprensa na capital camaronesa, Yaoundé, revelou qe "actualmente, a ELECAM é composta essencialmente por quadros e militantes do partido no poder, a Coligação Democrática do Povo Camaronês (RDPC)".
Por outro lado, ele criticou o regime do Presidente Biya pela sua gestão dos sectores da saúde, da educação, da água e da electricidade.
"Depois das promessas do ano de 2000 feitas pelo poder, a sociedade afundou-se no desespero", afirmou.
"A penúria de água e de electricidade em Yaoundé e na segunda capital, Doualá, bem como em vários outros centros urbanos é deplorável para um país como os Camarões que têm um potencial hidráulico importante", sublinhou.
O presidente da SDF defendeu ainda o regresso ao federalismo para assegurar uma melhor gestão dos recursos naturais, considerando que, actualmente, "as regiões que não têm recursos naturais não beneficiam de receitas".
Ele pensa que a descentralização tal como é feita actualmente "é simplesmente a afectação de meios aos governadores e prefeitos do regime no local para o seu funcionamento".
Segundo ele, as comunidades apenas beneficiam de um por cento dos seus recursos.
Ni John Fru Ndi deplorou ainda que os jornalistas do país são cada vez mais "intimidados e perseguidos" pelo poder.