Agência Panafricana de Notícias

Opositor Maurice Kamto e partidários detidos nos Camarões

Yaundé, Camarões (PANA) – O presidente do Movimento para o Renascimento dos Camarões (MRC, oposição), Maurice Kamto, e cerca de 80 dos seus partidários foram detidos, segunda-feira à tarde, em Doualá, a capital económica do país, e encaminhados sob escolta policial para Yaoundé, a capital política e administrativa.

Todas estas pessoas foram interpeladas na residência de Albert Dzongang, um membro do MRC, no bairro Bassa, onde participavam numa reunião, e foram primeiro levados à Polícia Judiciária, em Doualá, antes de serem embarcadas num autocarro com destino a Yaoundé.

O MRC é acusado de ter realizado, de 23 a 26 de janeiro passado, marchas pacíficas denominadas "marchas brancas" nas cidades de Doualá, Yaoundé, Mbouda e Dschang, e durante as quais uma dezena de pessoas ficaram feridas e cerca de 60 militantes detidos.

Fora do país, os partidários do MRC atacaram e vandalizaram as embaixadas dos Camarões em França, Bélgica e em Nova Iorque.

Candidato derrotado nas presidenciais de 07 de outubro último, vencidas por Paul Biya, Maurice Kamto não parou de reivindicar a sua vitória e prometeu recuperar o poder "pelas vias legais".

-0- PANA EB/JSG/CJB/IZ 29jan2019