Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Partido Verde, da oposição zambiana, acusou a Organização Mundial de Saúde (OMS) de frustrar e desencorajar os países africanos na busca de uma cura contra a pandemia do coronavírus (covid-19).
O líder do partido, Peter Sinkamba, afirmou que medicamentos alternativos e complementares desenvolvidos ao longo dos anos pelos Africanos estão disponíveis e à espera do apoio da OMS.
Disse ser injusto a OMS considerar que os medicamentos produzidos no Ocidente são os únicos melhores para o tratamento à escala planetária.
Depois de saudar e elogiar os esforços de Madagáscar para desenvolver o Covid-Organics, um tratamento herbal contra o coronavírus, Sinkamba disse ser essencial que os medicamentos desenvolvidos por africanos com base no conhecimento indígena sejam também promovidos em todo o Mundo.
O líder do Partido Verde instou os países africanos a apoiarem-se mutuamente, antes de exortar o Governo zambiano a considerar a importação de Covid-organics para tratar pacientes com covid-19.
A OMS tinha advertido pessoas contra o uso de medicamentos não testados para tratar o coronavírus.
-0- PANA MM/AR/BAI/DIM/IZ 07maio2020