Oposição tswanesa condena intenção do Presidente de visitar Zimbabwe
Gaborone, Botswana (PANA) – Membros da oposição tswanesa condenaram a intenção do Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, de visitar Zimbabwe, apesar do confinamento imposto aos cidadãos pelas autoridades sanitárias.
Segundo um comunicado da Presidência, Masisi deve ir a Harare, no Zimbabwe, para assistir a uma cimeira extraordinária dos chefes de Estado e do Governo da Troika do órgão político, de defesa e cooperação da SADC em matéria de segurança.
A Aliança para os Progressistas (AP, oposição) exprimiu, segunda-feira, a sua preocupação pelo facto de que o Presidente Masisi "continua a violar" as regulamentações da covid-19, anulando todos os esforços de luta contra o coronavírus.
"Reafirmamos o nosso ponto de vista segundo o qual não podemos continuar a viver segundo duas regras, a do Presidente e da élite dirigente e as do resto de nós.
"Exortamos o Presidente a renunciar à sua viagem arriscada e a optar pela teleconferência", declarou Phenyo Butale, secretário-geral da AP.
Em março passado, membros da oposição desafiram o Presidente Masisi a desculpar-se pela sua viagem para a Namíbia que provocou o seu autoisolamento.
O Presidente participará na cimeira na sua qualidade de novo presidente do órgão da SADC responsável pela elaboração de uma orientação política e tomada de decisões sobre as questões regionais de política, defea e de segurança, na região.
O ministro dos Assuntos Presidenciais, Governação e Função Pública, Kabo Morwaeng, deverá acompanhar o Presidente, segundo a mesma fonte.
-0- PANA DRW/AR/AKA/BEH/MAR/IZ 18maio2020