Agência Panafricana de Notícias

Oposição sul-africana defende reconciliação

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- O partido sul-africano dos Democratas Independentes (ID) instou os Sul-Africanos a aproveitar o Dia da Reconciliação, celebrado esta quarta-feira, para se desculpar.
"Somos um país traumatizado que ainda precisa duma definição tangível e prática da reconciliação e de saber exactamente quem deve reconciliar-se com quem.
A nossa definição actual é extremamente unilateral pois é um apelo aos Negros para desculpar aos Brancos pelo que ocorreu no passado, mas não existe apelo aos Brancos para se exprimir e apresentar desculpas", declarou Patricia de Lille, da direcção dos Democratas Independentes.
Por seu lado, a presidente da Aliança Democrática, Hellen Zille, declarou que os Sul-Africanos deviam ter orgulho pelos progressos faitos no afastamento do legado do Apartheid.
Num comunicado para marcar o Dia da Reconciliação, Zille, sublinhou que esta data simbolizava os progressos do país em matéria de luta contra a discriminação.
"O nosso Dia de Reconciliação lembra-nos até que ponto nos tornamos numa nação", declarou Zille.
"Nós celebramos estes esforços e reafirmamos os nossos compromissos de criar uma sociedade unida, segura, próspera e livre na qual todos os Sul-Africanos têm a oportunidade para realizar os seus sonhos", disse.