Agência Panafricana de Notícias

Oposição saúda determinação da imprensa privada nigerina

Niamey- Níger (PANA) -- O chefe da oposição nigerina, Mahamadou Issoufou, saúdou terça-feira "o compromisso e a determinação" dos jornalistas da imprensa privada a informar os Nigerinos sobre a situação prevalecente no seu país.
"Saúdo o compromisso e a determinação da imprensa privada que faz um trablho notável para informar os Nigerinos sobre a situação real em que se encontra o nosso país", indicou Issoufou, criticando a atitude dos medias do Estado "que preferiram colocar-se ao serviço exclusivo do Presidente (Mamadou) Tandja e do seu clã".
Evocando o encerramento da cadeia de rádio televisão "Dounia", o opositor criticou esta medida liberticida, garantido no entanto que os animadores desta cadeia podem contar com o seu apoio e com o de todos os democratas sinceros.
Desde que o Presidente decidiu aplicar o artigo 53 da Constituição de 9 de Agosto de 1999 que lhe permite recorrer a medidas excepcionais no quadro da gestão do Estado, as liberdades, incluindo a da imprensa, encontram-se gravemente ameaçadas no Níger.