Agência Panafricana de Notícias

Oposição retoma manifestações no Togo

Lomé, Togo (PANA) - A coligação dos partidos políticos da oposição organiza três dias de manifestações esta semana, no Togo, para reclamar por reformas constitucionais e institucionais, soube a PANA de fontes próximas das formações políticas esta segunda-feira, em Lomé.

Segundo o novo calendário divulgado, as manifestações vão decorrer quarta, quinta e sábado, em Lomé, e em várias cidades do interior do país.

Fontes partidárias indicam que as negociações anunciadas para este final de janeiro poderão não acontecer devido a divergências entre a oposição e o poder sobre as questões preliminares e da mediação.

Após pouco mais de cinco meses de contestação, as posições sobre as reclamações da oposição mantém-se inalteradas, enquanto o poder digere mal a mediação, preferindo um diálogo entre Togoleses.

A questão das reformas institucionais e constitucionais continua a ser a pedra angular da crise que abala o Togo desde agosto passado, com um balanço de cerca de 20 mortos e os apelos para diálogo feitos letras mortas.

-0- PANA FAA/BEH/MAR/IZ 29jan2018