Agência Panafricana de Notícias

Oposição responsabiliza Governo congolês por acidente ferroviário

Brazzaville- Congo (PANA) -- A oposição congolesa, agrupada no seio da Aliança para a República e Democracia (ARD), acusou o Governo de ser responsável pelo acidente ferroviário que fez 76 mortos e 745 feridos na madrugada de terça- feira no sul do país.
"O Governo não concebe nenhum programa de reabilitação da via férrea.
A sua responsabilidade é muito grande nesta tragédia, ainda que o excesso de velocidade seja a causa principal desta catástrofe", declarou Mathias Dzon, um dos líderes da ARD, durante uma conferência de imprensa quarta-feira, em Brazzaville.
Por outro lado, a oposição acusa ao Governo de não projetar melhorar as condições de viagem no Caminho-de-Ferro Congo-Oceano (CFCO).
"A nossa via férrea data de 1936.
As diferentes guerras que o Congo registou contribuíram consideravelmente para a sua deterioração na sequência da destruição dos carris pelos bandidos armados", comentou.
Três acidentes graves já ocorreram nesta zona do Mayombe.
Em Setembro de 1991, a colisão de comboios do CFCO e o da Companhia Mineira de Ogooué (COMILOG) do Gabão, em Mvougounti, fez mais de 100 vítimas e, em 2001, o descarrilamento dum comboio causou a morte de 30 pessoas.