Agência Panafricana de Notícias

Oposição rejeita resultados de eleições presidenciais na Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) – A oposição gambiana rejeitou, num comunicado divulgado domingo, os resultados das eleições presidenciais que decorreram quinta-feira passada, dando o Presidente cessante Yahya Jammeh por vencedor.

Jammeh que já passou 17 anos no poder obteve um novo mandato de cinco anos, após o anúncio feito sexta-feira pela Comissão Eleitoral Independente da sua vitória esmagadora nas eleições presidenciais com 72 porcento dos votos.

Mas num comunicado divulgado domingo, o principal partido da oposição, Partido Democrático Unido (UDP), e o Congresso Gambiano para a Moral, uma aliança constituída expressamente para estas eleições, « rejeitam com veemência e sem condição» os resultados das eleições.

Qualificando os resultados de « falaciosos, fraudulentos e constituindo uma usurpação caprichosa da vontade popular », a oposição indicou que ela iria reagir e tomar « as medidas adequadas ».

« A Aliança unida convida os cidadãos gambianos a não se deixar enganar pelos resultados dum processo tão manifestamente influenciado e exorta a comunidade internacional a não validar os resultados desta perfeita maquinação », indicou o comunicado.

-0- PANA MSS/SEG/LSA/TBM/MAR/IZ 28nov2011