Agência Panafricana de Notícias

Oposição rejeita eleições no Quénia

Nairobi, Quénia (PANA) - A oposição queniana abandonou o centro de apuramento nacional de votos para o escrutínio presidencial e rejeitou os resultados eleitorais na sua totalidade, constatou-se no local.

"Deixaremos este centro e vamos mobilizar as nossas equipas", declarou Musalia Mudavadi, agente eleitoral principal da coligação da oposição.

Mudavadi declarou que a Comissão Eleitoral se recusou a responder aos pedidos para examinar os seus centros de distribuidores de bases de dados.

"Eles não responderam a este requerimento. Declararam que vão responder aos nossos pedidos depois de terem feito o anúncio", declarou Mudavadi, acrescentando que as questões levantadas pela coligação da oposição não foram atendidas.

James Orengo, conselheiro jurídico da Aliança Super Nacional (NASA), declarou que esta coligação não irá aos tribunais, mas que foi preparada uma solução constitucional para a crise eleitoral.

A saída da oposição deixa a Comissão Eleitoral sem formulários assinados dos resultados das presidenciais ganhas por Uhuru Kenyata, chefe de Estado cessante.

"As eleições constituem direitos de participação das minorias, dos indivíduos e direitos da maioria", declarou Orengo, alegando que a reticência da Comissão Eleitoral ao compromisso era um sinal de que se tratava duma extensão do poder executivo do Governo.

"Havia problemas sérios a tomar em consideração nesta Comissão", declarou Orengo.

-0- PANA AO/AR/MTA/BEH/SOC/MAR/IZ 12ago2017