Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A oposição política do Burkina Faso rejeitou o adiamento das eleições legislativas proposto pelos deputados num relatório entregue quarta-feira ao Presidente Roch Marc Christian Kaboré.
A rejeição foi anunciada no termo de uma reunião, sexta-feira, entre o líder da oposição, Zéphirin Diabré, o chefe da maioria presidencial, Simon Compaoré, e o ministro da Administração Territorial e Descentralização, Siméon Sawadogo.
Quinta-feira, o Presidente burkinabe manteve uma sessão de trabalho com Diabré e Compaoré para lhes submeter o relatório do Parlamento.
"Chegamos a uma conclusão comum de que é mais urgente, fácil e apropriado seguir as conclusões do diálogo político. Ou seja, a manutenção para uma única data da combinação das eleições legislativas e presidenciais para a 22 de novembro de 2020", declarou o líder da oposição política.
Esta questão de adiar as eleições legislativas suscitou acesos debates no Burkina Faso.
Os internautas exprimiam-se para alertar a classe política contra esta opção, lembrando-lhe os eventos de 2014 que levaram à destituição do ex-Presidente Blaise Compaoré, que tentou modificar a Constituição para disputar um novo mandato.
O Presidente Kaboré assegurou que a questão seria tratada com a maior atenção.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/IZ 10julho2020