Agência Panafricana de Notícias

Oposição promete duplicar intensidade das manifestações no Togo

Lomé, Togo (PANA) – As manifestações de protesto no Togo vão duplicar de intensidade este ano para demonstrar a sede de mudança no país, declarou o líder da oposição togolesa, Jean-Pierre Fabre.

"Vamos intensificar as manifestações e demonstrar ao poder instituído a determinação da oposição e das populações que têm sede de mudança", afirmou Fabre em declarações à PANA, em Lomé, no fim de semana, no termo de mais uma manifestação da oposição para reclamar por reformas institucionais e constitucionais.

Ele denunciou o que chamou de "duplicidade" do poder que acusa de apelar para o diálogo ao mesmo tempo que "leva a cabo ações que contradizem o que ela tenta fazer crer ao exterior".

No seu discurso dirigido às populações no fim de uma longa marcha pelas várias artérias de Lomé, capital togolesa, Fabre apelou às populações para continuar a mostrar determinação.

No sábado, vários manifestantes da oposição saíram à rua para reclamar pelo regresso à Constituição de 1992, e assinalar mais um aniversário do assassinato do primeiro Presidente do Togo independente, Sylvanus Olympio.

Sylvanus Olympio foi assassinado por um grupo de militares liderado por Eyadema Gnassingbé, ex-Presidente e pai do atual chefe de Estado togolês, Faure Gnassingbé.

Lembre-se que a oposição togolesa manifesta-se há cinco meses para exigir o regresso à Constituição de 1992 e profundas reformas políticas ou a saída de Faure Gnassingbé do poder.

-0- PANA FAA/BEH/FK/IZ 15jan2018