Agência Panafricana de Notícias

Oposição oficial sul-africana elege primeiro presidente negro

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Mmusi Maimane, líder parlamentar da oposição oficial na África do Sul representada pela Aliança Democrática (DA, sigla em inglês), é desde domingo o novo presidente desta formação política, tornando-se assim no seu primeiro dirigente negro.

O líder negro foi eleito em Port Elizabeth pelos delegados ao congresso do partido, que obteve 22 porcento da votação nacional durante as eleições legislativas do ano passado.

Maimane disputou o posto com o presidente federal cessante, Wilmot James, e dois outros membros, Adrian Naidoo e Morgan Oliphant.

No seu primeiro discurso enquanto presidente do partido, Maimane declarou ser essencial para o partido aprender as lições do passado.

"Estamos todos animados pela ideia de construir um futuro melhor. Carregamos todos a convicção de que das cinzas do apartheid pode emergir uma África do Sul próspera e unida", argumentou, persistindo que "às vezes estamos em desacordo uns com outros porque preocupamo-nos muito com o futuro que desejamos construir".

"É salutar que nos engajemos num debate forte. Mas igualmente, não há lugar neste partido para os que buscam dividir ou os que se mobilizam com base na raça. Devemos questionar as ideias dos outros duma maneira construtiva, porque esta é a maneira como nos conhecemos uns aos outros e reforçamo-nos", declarou.

A eleição ocorreu depois que Helen Zille, um dos pilares do partido, anunciou, o mês passado, que não disputaria um novo mandato como chefe do partido durante o congresso. Contudo, ela vai continuar a dirigir o partido no Cabo Ocidental até ao fim do seu mandato em meados de 2019.

Ela continua a ser uma pedra no sapato do Congresso Nacional Africano (ANC, no poder) porque o Cabo Ocidental é a única província que não é gerida pelo ANC.

-0- PANA CU/AR/MTA/TBM/MAR/IZ 11maio2015