Agência Panafricana de Notícias

Oposição obtém ligeiro avanço em eleições presidenciais no Malawi

Blantyre, Malawi (PANA) – Peter Mutharika, o candidato do Partido Progressista Democrático (DPP, oposição), às eleições presidenciais organizadas terça-feira no Malawi obteve um ligeiro avanço em termos de sufrágios recolhidos em relação à sua adversária, a Presidente cessante, Joyce Banda.

Resultados oficiais, provenientes das quatro mil e 475 assembleias de voto no país, indicam um ligeiro avanço a favor de Peter Mutharika, de 74 anos de idade, um velho professor de Direito Constitucional da Universidade de Washington (Estados Unidos).

Mas o presidente da Comissão Eleitoral do Malawi, Maxon Mbendera, declarou que a Comissão Eleitoral vai começar a divulgação dos resultados depois de efetuar 30 porcento das contagens.

«Não estamos apressados. Queremos trabalhar de forma minuciosa», anunciou o também juiz junto do Supremo Tribunal.

No entanto, a paz voltou a Blantyre, a capital económica do país, após cenas de violência tal como eleitores furiosos incendiando urnas e destruindo computadores entre outros materiais eleitorais para protestar contra o atraso registado no início do escrutínio.

O escrutínio foi adiado para quarta-feira em várias assembleias de voto em Blantyre e em Lilongwe, a capital política.

Os eleitores formaram calmamente, no mesmo dia, filas para cumprir o seu dever cívico sob a supervisão da Polícia e do Exército Nacionais.

-0- PANA RT/VAO/ASA/TBM/FK/DD 22maio2014