Agência Panafricana de Notícias

Oposição nigeriana critica 12 anos de liderança do PDP

Lagos- Nigéria (PANA) -- A principal formação política da oposição nigeriana, o Congresso para a Ação da Nigéria (ACN), qualificou o Partido Democrático Popular (PDP) de "maior infelicidade que o país conheceu", afirmando que o 12º aniversário no poder deste partido lembra tristemente o imobilismo do desenvolvimento da Nigéria desde 1999, indicou um comunicado divulgado domingo em Lagos.
O secretário nacional para Propaganda do ACN, Alhahi Lai Mohammed, sublinhou no comunicado que, sob a liderança do PDP nos últimos 11 anos, a "economia registou apenas atraso".
O partido da oposição pediu ao PDP para apresentar desculpas ao Nigerianos por lhes ter dado apenas sofrimento desde 1999 e assumir o compromisso solene de se dissociar de tudo o que é relativo à gestão do país, sobretudo às eleições de 2011.
O ACN indicou que a menos que os líderes do PDP queiram fazer- se ilusões, como de costume, não faz sentido para eles dizer que "o Governo Federal do PDP trouxe alívio ao comum dos Nigerianos".
Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas (HDI), que se baseia em indicadores como a esperança de vida, a educação e o rendimento per capita para apreciar o nível de desenvolvimento dum país, a Nigéria registou um mau resultado, passando da 151ª posição em 1999 para a 158ª em 2009.
"Isto não pode aliviar ninguém.
Hoje, milhões de Nigerianos, essencialmente jovens, estão sem empregos.
Isto resulta dum défice de infraestruturas e de políticas consequentes que carateriza o Governo Federal do PDP e que esteve na origem do fecho de várias fábricas", defendeu o ACN.
"É uma ironia cruel que numa altura em que o PDP ousa celebrar o seu 12º aniversário no poder mais de 70 porcento da população que ele dirige vive abaixo da linha de pobreza.
Porém, não é surpreendente, já que o PDP é um exemplo evidente do que um partido político nunca deveria ser", concluiu o comunicado do partido da oposição.