Agência Panafricana de Notícias

Oposição mauritana solidariza-se com Palestina

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- A Coordenação da Oposição Democrática (COD) na Mauritânia exprimiu quinta-feira em Nouakchott a sua "viva solidariedade" ao povo palestino.
Esta solidariedade foi expressa pelo presidente da COD, Messaoud Ould Boulkheir, durante uma conferência de imprensa em Nouakchott.
O também presidente da Assembleia Nacional emitiu no entanto "dúvidas" sobre a realidade da ruptura das relações diplomáticas entre o Governo mauritano e o Estado de Israel.
Ele estimou ter havido "uma proclamação de princípio no quadro duma propaganda populista e destinada ao consumo mediático".
A Mauritânia anunciou a ruptura das relações diplomáticas com Israel em finais de 2008 logo após o golpe de Estado perpetrado pelo general Mohamed Ould Abdel Aziz, que acabará por ser eleito democraticamente Presidente da República Islâmica da Mauritânia.
Estas relações estabelecidas ao mais alto nível em 1999 vinham sendo fortemente denunciadas pela opinião pública nacional, favorável à causa dos Palestinos na crise entre o seu país e Israel.