Agência Panafricana de Notícias

Oposição mauritana pede adiamento de eleições senatoriais parciais de 24 abril

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A Coordenação da Oposição Democrática (COD) na Mauritânia, um grupo de oito partidos políticos, pediu o adiamento das eleições senatoriais previstas para 24 de Abril próximo, indica uma correspondência enviada ao ministro mauritano do Interior e Descentralização.

O pedido da oposição mauritana foi justificado pelo facto de que o contexto nacional não reúne as condições suscetíveis de garantir « a regularidade e a transparência » deste escrutínio, com uma administração marcada "pela parcialidade, pela compra das consciências e por vários outros obstáculos que mancham a credibilidade e a honestidade das eleições », segundo a COD.

A oposição mauritana lembra as condições do desenrolar do escrutínio precedente para a renovação parcial do Senado, « marcado por numerosas irregularidades » e afirma que as condições não mudaram nestes últimos anos.

A coligação da oposição considera igualmente que um eventual adiamento do escrutínio, em conformidade com o seu pedido, « não afetará em nada o funcionamento das instituições da República », lembrando que num passado recente, eleições senatoriais foram adiadas por decisão do Governo.

O Senado mauritano possui 54 membros eleitos em sufrágio indireto pelos conselheiros municipais.

-0- PANA SAS/TBM/IBA/FK/IZ 24março2011