Agência Panafricana de Notícias

Oposição mauritana interpela Governo sobre declarações de deputado francês

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Coordenação da Oposição Democrática (COD), um coletivo de partidos da oposição mauritana, interpelou quinta-feira o Governo sobre as declarações tidas de "graves" do deputado francês Noël Mamère, acusando o Presidente mauritano de ser um "padrinho do tráfico de droga" na sub-região sahelo-sahariana.

O deputado dos Verdes teria feito essas declarações em finais de janeiro passado durante um debate televisivo no canal ARTE.

O coletivo da oposição mauritana diz-se contsernado pelo silêncio do Governo mauritano face a tais acusações e exige "uma mobilização imediata das autoridades competentes (justiça e diplomacia) para elucidar "o fundamento de um caso tão grave e lavar a honra ridiculizada da Mauritânia, doravante considerada no mundo como um narco-Estado".

Noël Mamère teria reiterado as suas acusações numa entrevista exclusiva concedida à Mauriweb, um órgão mauritano de imprensa eletrónica.

O parlamentar francês falava da situação no Mali, vizinho da Mauritânia, depois da intervenção francesa naquele país que pôs em debandada os grupos terroristas que ocupavam o norte maliano.

-0- PANA SAS/JSG/IBA/CJB/IZ 14fev2013