Agência Panafricana de Notícias

Oposição mauritana exige investigação sobre ataque contra chefe de Estado

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O deputado mauritano Saleh Ould Hanena, líder do Partido Hatem e presidente em exercício da Coordenação da Oposição Democrática (COD), reclamou do Governo um inquérito sobre o caso do disparo com arma automática que causou ferimentos e evacuação para França do Presidente Mohamed Ould Abdel Aziz.

Falando esta semana durante uma conferência de imprensa na capital mauritana, Nouakchott, o líder da COD, um coletivo de uma dezena de partidos, disse que a Mauritânia vive atualmente "uma situação de incertezas no plano constitucional que nos obriga a reclamar por indicações sobre o orgão que exerce realmente o poder desde o grave atentado contra a integridade física do Presidente da República".

"Trata-se de um comité militar? Do primeiro-ministro? Ou duma outra instituição? », interrogou-se.

A COD pede igualmente um exame sobre a saúde do Presidente da República, porque "o seu estado alimenta comentários contraditórios e rumores, uma constatação que exige um esclarecimento".

Ferido por uma bala na noite de 13 de outubro corrente, na sequência de um disparo de arma de fogo proveniente duma unidade do Exército nacional posicionada a 30 quilómetros ao norte de Nouakchott, segundo a tese oficial, Mohamed Aziz foi operado na capital do país durante a mesma noite e evacuado no dia seguinte para França num avião medicalizado.

Após o anúncio do ferimento do Presidente Mohamed Oul Abdel Aziz, a COD suspendeu todas as manifestações hostis ao poder.

Fontes oficiais anunciam o regresso ao país do Presidente mauritano antes da Festa de Tabaski a ser celebrada sexta-feira.

-0- PANA SAS/TBM/DIM/IZ 25out2012