Agência Panafricana de Notícias

Oposição mauritana denuncia detenção de vários banqueiros

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- Vários líderes da oposição mauritana denunciaram, segunda-feira, a detenção de Chérif Abdallah, principal accionista e presidente do Conselho de Administração do Banco Islâmico (BAMIS), de Mohamed Ould Noueigued, presidente director- geral do Banco Nacional da Mauritânia (BNM) e de Abdou Maham, homem de negócios, e exigiram a sua libertação.
Durante uma conferência de imprensa conjunta realizada em Nouakchott, o líder da oposição, Ahmed Ould Daddah; o presidente da União das Forças do Progresso (UFP), Mohamed Ould Maouloud, e o presidente da Alternativa, Mohamed Yehdhi Ould Moctar Hacen, rejeitaram todos o carácter "puramente político" destas detenções que, disseram, foram feitas em violação dos direitos de cidadãos.
Para os responsáveis da oposição, esta política do poder do Presidente Mohamed Ould Abdel Aziz, sob a capa da luta contra o desperdício, é "sectária e selectiva" e denota uma ausência total do Estado de direito.
Para eles, a política do Presidente Abdel Aziz apresenta maiores riscos de instabilidade e de perturbação da economia nacional, ao passo que a Mauritânia deve fazer face vários outros desafios.