Agência Panafricana de Notícias

Oposição mauritana denuncia campanha de propaganda na televisão estatal

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A Coordenação da Oposição Democrática (COD) da Mauritânia denunciou veementemente o tratamento da atualidade nacional pela televisão do Estado, acusando-a de realizar “uma campanha de progaganda”.

Numa declaração divulgada esta sexta-feira em Nouakchott, a COD "desaprova o tratamento da atualidade nacional através de emissões de propaganda, de canções e de imagens fazendo a apologia do chefe de Estado", Mohamed Ould Abdel Aziz.

Ela pede a cessação "desta propaganda para um tratamento objetivo da informação e dos eventos".

Segundo a COD, a difusão de emissões de caráter de propaganda no contexto mauritano atual denota "falta de seriedade da televisão nacional e não contribui para a busca da verdade que deverá constituir a principal missão dum órgão de informação de serviço público".

Desde há alguns dias, a televisão estatal está a difundir imagens com fundo de canções que mostram o Presidente Mohamed Oud Abdel Aziz realizando diferentes atividades, das quais visitas de terreno.

Ferido a tiro, o Presidente mauritano está em convalescença em França, para onde ele foi evacuado desde 14 outubro último.

A oposição exige o seu atestado médico e reclama por um poder transitório consensual para evitar "um vazio constitucional".

-0- PANA SAS/AAS/IBA/FK/TON 16nov2012