Agência Panafricana de Notícias

Oposição mauritana advoga ação coletiva face ao terrorismo

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- A Coordenação da Oposição Democrática na Mauritânia (COD) advoga uma ação coletiva do fenómeno do terrorismo na sub-região sahelo-sariana, indica uma declaração divulgada quinta-feira em Nouakchott.
A COD, uma coligação de cerca de dez partidos políticos da oposição, recomenda "esforços com vista à abordagem coletiva deste mal transfronteiriço, conforme à declaração adotada este ano em Argel (Argélia) pelos Estados confrontados com este flágelo do terrorismo".
A COD referia-se designadamente à Argélia, ao Mali, à Mauritânia e ao Níger que se comprometeram, nesta declaração comum, a levar a cabo uma ação de segurança coletiva contra o terrorismo.
A COD apela por outro lado a um diálogo nacional sobre a questão da violência islamita.
A oposição mauritana aproveitou a oportunidade para saudar o processo que culminou na libertação, esta semana, de dois reféns espanhóis, raptados na Mauritânia em Novembro de 2009, e que estavam sob a custódia do movimento terrorista Al Qaida no Magrebe Islámico (AQMI) no norte do Mali.
"É um resultado feliz, obtido graças a negociações, soluções e compromissos que permitiram salvar vidas humanas, evitando complicações e confrontos inúteis e perigosos", lê-se no documento.