Agência Panafricana de Notícias

Oposição manifesta-se contra organização de presidenciais na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Uma marcha de protesto contra a organização as eleições realizar-se-á quarta-feira próxima em Nouakchott, sob a égide do Fórum Nacional para a Democracia e Unidade (FNDU), soube a PANA, sábado, de fontes próximas da mesma entidade.

Composto por 17 partidos políticos, dez organizações sindicais e várias dezenas de organizações da sociedade civil e personalidades independentes, o FNDU organizará esta marcha a que se seguirá um comício no mesmo dia, de acordo com a fonte.

Esta manifestação foi anunciada depois de alguns meses de acalmia nas atividades do coletivo e deve intervir 48 horas após a data oficial do lançamento da campanha para as eleições presidenciais de sábado 21 de junho de 2014.

Este escrutínio é já boicotado pelo FNDU que pretende "protestar contra o caráter unilateral da organização do voto e a ausência de garantias de transparência", depois do fiasco duma tentativa de diálogo entre o poder executivo e a oposição em abril último.

O coletivo da oposição anuncia igualmente "a sua determinação a mobilizar os seus militantes, simpatizantes e todos os patriotas para chumbar o processo eleitoral unilateral do poder".

Na perspetiva da manifestação de 04 de junho, as diferentes componentes do FNDU organizaram uma série de comícios em Nouakchott, esta semana, para sensibilizar as suas massas à "aposta da rua", anota um observador.

-0- PANA SAS/IS/MAR/DD 31maio2014