Agência Panafricana de Notícias

Oposição manifesta-se contra modificações constitucionais na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Várias dezenas de milhares de habitantes de Nouackhott manifestaram-se, sábado, por iniciativa da oposição, para dizer "não" às reformas constitucionais aprovadas quinta-feira à noite pelos deputados mauritanos, constatou a PANA.

Estes manifestantes responderam aos apelos do Fórum Nacional para a Democracia e Unidade (FNDU), composto por partidos políticos, organizações da sociedade civil, centrais sindicais e personalidades independentes, assim como da Coligação das Forças Democráticas (RFD), aliada à União Nacional para uma Alternância Democrática (RFD).

Os manifestantes partiram de dois pontos diferentes, sendo uns da rotunda de Madrid e outros da Policlínica, para convergir no centro da cidade, na praça situada dirante da mesquita Ben Abass, que acolheu um comício na presença de todos os líderes da oposição.

Ely Ould Mohamed Vall, antigo chefe de Estado durante a transição militar de 2005/2007; Mohamed Ould Maouloud, líder da União das Forças de Progressos (UFD); Saleh Ould Hanana, presidente do partido Hatem; e Kane Hamidou Baba, líder do movimento para a Refundação (MPR), falaram para denunciar "as tentativas de destruição dos símbolos nacionais, num contexto de crise multidimensional".

As reformas aprovadas pelos deputados mauritanos abrangem a suspensão do Senado, a criação de conselhos regionais e a mudança dos símbolos nacionais (bandeira e hino).

-0- PANA SAS/BEH/MAR/IZ 12março2017