Cotonou, Benin (PANA) - O partido da oposição “Les Démocrates” interveio junto do juiz constitucional sobre os resultados das eleições legislativas de 8 de Janeiro, soube-se esta sexta-feira de fontes próximas da formação política.
Segundo fontes próximas do partido, o pedido visa ordenar à direcção-geral das eleições que lhe forneça os resultados compilados dos 546 distritos do país.
No dia seguinte à proclamação dos resultados provisórios pela Comissão Eleitoral (CENA), este partido já rejeitou os números apresentados e prometido acionar o juiz contencioso.
Ao exortar os militantes "à calma e à serenidade", convidou-os a estarem prontos para qualquer palavra de ordem que se afigure adequada face à situação.
De acordo com os resultados publicados pela Comissão Nacional Autónoma Eleitoral e confirmados pelo Tribunal Constitucional, três partidos, dos sete em disputa, venceram as eleições legislativas de 8 de Janeiro no Benin.
São eles a União Progressista de Renovação (UPR, 53 cadeiras), o Bloco Republicano (BR, 28 cadeiras) e os Democratas (LD, 28 cadeiras).
Após a proclamação dos resultados pelo Tribunal, os partidos ou candidatos dispõem de 10 dias para interpor recurso. Os 109 deputados eleitos serão empossados em 12 de fevereiro para um mandato transitório de 3 anos.
-0- PANA IT/JSG/MAR 20jan202