Lusaka, Zâmbia (PANA) - Chishimba Kambwili, líder do Congresso Nacional Democrático (NDC), membro da oposição zambiana, exortou todos os apoiantes da oposição a se unirem para apresentar um único candidato às próximas eleições presidenciais.
Este líder opositor, conhecido pela sua franqueza, disse sexta-feira que os partidos da oposição devem colocar o seu ego de lado e fazer o que o povo da Zâmbia reclama,ou seja "uma unidade de ação" semelhante ao que foi feito no Malawi.
Segundo Kambwili, eles devem estar prontos para ignorar as suas ambições pessoais pelo bem do país e a vontade do povo da Zâmbia deve estar acima do interesse próprio.
Revelou que os parceiros da Aliança da Oposição, que compreende a primeira parte da oposição da Zâmbia, o Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND), já estão em negociações para elaborar uma estrutura com vista a estabelecer uma frente unida com um único candidato às presidenciais.
Kambwili disse estar totalmente comprometido com a proposta de libertar o povo zambiano do "Governo corrupto da PF (Frente Patriótica)".
Várias partes convidaram a oposição da Zâmbia a se unir se quiser destituir a PF do poder, no próximo ano, e que a divisão da oposição dá à PF uma vantagem nas nestas eleições presidenciais.
-0- PANA MM/AR/NFB/BEH/MAR/IZ 03julho2020