Agência Panafricana de Notícias

Oposição insta África do Sul e Nigéria a pôr termo a desacordo após violências xenófobas

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A Aliança Democrática (DA), o principal partido da oposição da África do Sul, instou terça-feira os Governos sul-africano e nigeriano a evitar prejudicar as suas relações já delicadas e engajar-se de maneira construtiva nas questões que levaram à convocação do embaixador da Nigéria, Martin Cobham, e do seu adjunto, Uche Ajulu-Okeke, "para consultas" depois dos recentes incidentes xenófobos que causaram sete mortos na África do Sul.

Segundo o Ministério nigeriano dos Negócios Estrangeiros, os dois diplomatas foram simplesmente "convidados para consultas" e depois eles são supostos retomar as suas funções na África do Sul.

Sandy Kalyan, deputada da DA, disse que este incidente diplomático vai afetar as relações já difíceis entre os dois países. "Convido as duas partes a não se engajar em troca de acusações, mas antes colocar os interesses dos dois países e dos seus cidadãos em primeira linha e engajar-se de maneira significativa para melhorar as relações entre as duas potências económicas do continente", afirmou.

Ela manifestou a sua vontade de apresentar uma moção consagrada a esta questão durante a próxima sessão do Parlamento Pan-africano.

-0- PANA CU/VAO/NFB/IS/MAR/TON 27abril2015