Oposição gambiana rejeita resulados das eleições presidenciais
Banjul, Gâmbia (PANA) - Os líderes do Partido Unido Democrático (UDO), Ousainu Darboe, Mamma Kandeh, do Congresso Democrático da Gâmbia (GDC), e o candidato independente, Essa Faal, rejeitaram os resultados das eleiçôes presidenciais de sábado último, gachas pelo Presidente cessante, Adama Barrow.
No termo deste escrutínio, o Presidente cessante obteve 457.519 sufrágios expressos, contra 238.253 votos para o líder da oposição, Darboe, declarou a Comissão Eleitorral da Ģâmbia (CEG).
Kandeh ocupa a terceira posição com 105.902 votos, enquanto Halifa Sallah, da Organização Popular Democrática para a Independência e Socialismo (PDOIS, sigla em inglês), granjeou 32.435 votos e posiociona-se no quarto lugar.
Faal está na quinta posição com 17.206 votos, e Abdoulie Ebrima Jammeh, do Partido Unido Nacional (NUP, sigla em inglês) ocupa o último lugar com 8.252 votos.
Os líderes da UDP Darboe, Kandeh e o candidato independente Essa Faal rejeitaram domingo o veredito das urnas e afirmaram que os seus representantes farão investigações.
Les leaders de l'UDP Darbo, Kandeh et le candidat indépendant Essa Faal ont rejeté dimanche le verdict des urnes et ont fait savoir que leurs représentants feront des investigations.
O anúncio da vitória de Barrow foi acolhido com cantos e danças pdosor seus partidários, mas a oposição julga estas eleições como sendo “irregulares”.
"Provas contundentes impedem-nos de aceitar estes resultados precipitados e falaciosos", indigniu-se um deputado do Partido Unido Democrático”, que se recusou a afirmar a sua identidade.
"Nós vamos agir de forma concreta e decisiva em relação a estes resultados a fim de rejeitar este ataque vergonhoso contra a nossa democracia”, prosseguiu o opositor gambiano.
-0- PANA MSS/RA/NFB/JSG/SOC/FK/DD 06dez2021