Agência Panafricana de Notícias

Oposição exige presidenciais transparentes no Togo

Lomé- Togo (PANA) -- Uma grande marcha da União das Forças de Mudança (UFC, principal partido da oposição) realiza-se domingo em Lomé na presença do seu líder, Gilchrist Olympio, para "exigir as condições de organização das eleições presidenciais transparentes em 2010", anuncia um comunicado do referido movimento transmitido sábado à PANA.
A esta marcha seguir-se-á um comício de informação visando sensbilizar as populações às questões ligadas ao próximo escrutínio presidencial, precisa o comunicado.
A UFC acusa o poder instituído de "hipocrisia e de má vontade" e denuncia, numa declaração, os "atrasos já acumulados" na preparação das presidenciais de 2010, relativamente às reformas institucionais e constitucionais.
Estes atrasos, segundo a UFC, constituem uma fonte de preocupações para a classe política e as populações togolesas.
Sexta-feira última, responsáveis da administração territorial, da Câmara Municipal de Lomé e da UFC reuniram-se para rever o itinerário da manifestação.
Desde Março último, a UFC continua a queixar-se do poder instituído, boicotando os trabalhos do Quadro Permanente de Diálogo e Concertação (CPDC) criado em Fevereiro para discutir sobre problemas de carácter nacional, nomedamente as reformas políticas antes das presidenciais de 2010.