Cotonou, Benin (PANA) - A Frente para a Restauração da Democracia (FRD, coletivo da oposição radical) exige do Governo beninense uma investigação independente sobre a agressão, sexta-feira última, de Ganiou Soglo, candidato às presidenciais de 11 de abril próximo no Benin, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado de que a PANA obteve a cópia, a FRD falou numa "tentativa de assassinato" e condena "este ato de uma gravidade inominável" que torna mais pesadas a já nociva atualidade política e o clima de medo prevalecente, há vários meses, no nosso país.
Exige do Governo "a abertura de uma investigação independente e o julgamento dos autores, co-autores e patrocinadores deste ato desprezível que mancha a imagem do nosso país".
A FRD lembra ao Governo a sua responsabilidade principal de garantir a segurança das pessoas e bens em todo o país.
O coletivo exorta todos os atores políticos à moderação e insta as populações a permanecerem vigilantes e perseverantes na luta comum pela restauração da democracia.
Sexta-feira última à noite, Ganiou Daouda Soglo, ex-membro da Assembleia Nacional do Benin, ex-ministro e candidato às eleições presidenciais de abril próximo, foi atacado a tiros por pessoas não identificadas.
Estes terão forçado o seu veículo a parar, bloqueando o caminho com um tronco de árvore.
Evacuado de emergência para o hospital, a sua vida está fora de perigo, indica-se.
-0- PANA IT/JSG/SOC/MAR/DD 06fevereiro2021