Agência Panafricana de Notícias

Oposição exige envio de força de intervenção para Burundi

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Leonard Nyangoma, presidente do Cnared-Giriteka ou Conselho para o Respeito dos Acordos de Arusha, um coletivo de partidos da oposição burundesa, refugiado em Bruxelas, lançou sexta-feira durante uma conferência de imprensa um apelo à União Africana e ao Conselho de Segurança da ONU para sanções contra o regime do Presidente Pierre Nkurinziza e o envio duma força de intervenção para o Burundi.

Este apelo foi lançado na véspera da abertura, em Addis Abeba, da cimeira da UA que deve nomeadamente decidir o envio duma força de intervenção de cinco mil homens para o Burundi onde continuam protestos violentos contra o Presidente Pierre Nkurunziza que iniciou um terceiro mandato em violação dos acordos de Arusha.

O Cnared-Giriteka agrupa os principais partidos da oposição no Burundi, bem como dissidentes do CNDD-FDD, o próprio partido de Pierre Nkurunziza.

O Cnared exige negociações que devem desembocar na instauração dum Governo de transição, encarregado de preparar novas eleições presidenciais.

Leonard Nyangoma lançou uma advertência contra o contágio em toda a região dos Grandes Lagos da situação no Burundi que poderá perturbar nomeadamente a RD Congo onde eleições presidenciais devem em princípio ocorrer antes do fim deste ano, fim consitucional do segundo mandato do Presidente Joseph Kabila.

-0- PANA AK/BEH/SOC/MAR/IZ 30jan2016